Dicas
16 de janeiro de 2017
Fala galera, tudo certo com vocês?
Estou aqui com mais um post para filosofar com vocês sobre a vida. No post de hoje é sobre o fim da escola e o que você vai fazer depois. Vi muita gente no meu Facebook falando sobre o ENEM, que se não passar no exame não sabe o que fazer e eu, com minha experiência de 21 anos de idade, vim aqui falar com vocês.
Separei alguns tópicos para vocês aqui que podem te ajudar a saber o que fazer depois de terminar a escola, caso vocês não pretendam fazer uma faculdade por agora.1. Cuidar da sua saúde
Uma das coisas que mais me cansou na minha época de vestibular foi pressão. Via meus colegas se preparando para cacete, via pressão de alguns familiares, fiquei muito estressada (a ponto de parar no hospital e ficar internada por causa de um surto da esclerose desencadeado pelo estresse) e a primeira dica que eu dou é cuidar da sua saúde, tanto física quanto mental. Marque com psicólogos, vá fazer algum exercício que você goste, tenta esfriar a cabeça.

2. Aprender coisas novas
Quem disse que você tem que estar em uma sala de aula para aprender? Existem muitos cursos online gratuitos na internet e no YouTube (se vocês quiserem, faço um post falando sobre esses cursos depois), sem contar a incrível quantidade de aplicativos para você aprender um novo idioma. Isso vai fazer um diferencial incrível no futuro e você vai exercitar sua mente.

3. Assistir a palestras sobre cursos e ler todas as grades curriculares
Se você pretende fazer faculdade depois, recomendo que leia algumas grades curriculares de cursos, pois você pode encontrar algo que gosta em um curso que nunca imaginou fazer. Quando eu estava no terceiro ano fui de odontologia para arquitetura e, no fim, estou na Letras. Um nada a ver com o outro, mas eu estou gostando, a área da editoração é uma das áreas que eu sempre tive interesse em fazer, mas, com a concepção de Letras só forma professor, não quis fazer o curso no começo e hoje eu estou totalmente apaixonada pelo curso.

4. Fazer um intercâmbio
Tem coisa melhor que aprimorar seus conhecimentos conhecendo uma nova cultura? Um intercâmbio é uma coisa incrível que eu recomendo para muita gente, pois você vai sair do lugar mais rico, tanto em aspectos culturais como intelectuais. Muitas agências fazem pacotes em conta, só pesquisar.

E aí, gostou das dicas? O quê você fez depois do Ensino Médio? Tem mais dicas? Deixe um comentário para que mais pessoas tenham mais opções sobre o que fazer depois do Ensino Médio (e eu saber o que fazer depois da faculdade hahaha).

Comentários Facebook
Juki

Graduanda em letras e canceriana de 22 anos na identidade, mesmo com cara de 17. Apaixonada por games, música e literatura, viciada em animes e mangás e louca por chocolate.

Deixe sua opinião

Seu email não será publicado.



*

  1. Bruuh Morais

    17 de janeiro de 2017

    Realmente, depois que a época de escola acabar acho que vou ficar um pouco perdida. Estou no segundo ano do médio e já estou meio desesperada kkkkkkk o jeito é respirar fundo e seguir a vida!

    http://blogbruuhmorais.blogspot.com.br/

    • JukiPiquerotti

      25 de janeiro de 2017

      Olá!
      Sempre ficamos perdidos, mas temos que manter o foco e buscar sempre coisas novas.

  2. Lahri Gomes

    17 de janeiro de 2017

    Essa é uma época bem confusa mesmo para os jovens, cheia de pressão. Isso é culpa dos colégios, que nos fazem pensar que TEMOS que decidir nossa vida inteira naquele momento. O que é uma tremenda besteira!! Suas dicas foram muito legais, parabéns!!

  3. Evee

    17 de janeiro de 2017

    Eu já terminei a escola e confesso que na época achei a coisa mais maravilhosa do mundo. Poucos meses depois eu estava super perdida, não sabia qual faculdade fazer, e fui procurar emprego, no final foi uma fase muito boa! Se tiver a oportunidade, sugiro o intercâmbio!

  4. Franciani Dantas

    17 de janeiro de 2017

    Amei as dicas, principalmente a de cuidar da saúde, porque quando tá no terceiro do médio é muita pressão, e as pessoas ficam estudando tanto que esquecem de se alimentar e de cuidar da sua saúde. Beijos lindona sucesso

  5. Ô Bonita

    17 de janeiro de 2017

    quando terminei o ensino médio particularmente eu quis descansar o meu celebro , fiquei 1 ano sem estudar , só trabalhando e fazendo passeios com a família, depois no ano seguinte encarei o cursinho e fui seguindo minha vida e não me arrependo de nada , pois vivi intensamente e conheci pessoas incríveis.

  6. Desiree Ferrari

    17 de janeiro de 2017

    Ótimas dicas, confesso que estou cursando a segunda faculdade já, mas tento sempre manter esses itens na rotina, como cuidar a alimentação… e tirar um tempinho na semana para assistir um vídeo interessante, ou até mesmo cursinhos online valem muito a pena!! Otimo post!

  7. Bela com batom

    17 de janeiro de 2017

    Terminei os meus estudos na escola agora em dezembro e a ficha ainda não caiu, estou esperando as notas no Enem para ver se entro na facul esse ano. Gostei das suas dicas, pretendo.fazer cursos esse an caso eu não passe no meu curso.

    Beijos,
    http://www.blogbelacombatom.com

  8. Thato – Deveras Sente

    17 de janeiro de 2017

    Super curti, essa pressão pra entrar na facul logo que se acaba o ensino medio prejudica muitos jovens,muitos! Acabam entrando em facul que não gostam tanto, acabam com depressão, ansiedades e crises de pânico. Tudo tem seu tempo e é importante que pensem bem e com calma sobre estudo e carreira depois do colegial. Parabéns pela iniciativa.

  9. Clara Andrade

    17 de janeiro de 2017

    Suas dicas foram realmente muito boas! Quando a escola termina, a pressão realmente aumenta e faz muita falta ter alguém que já passou por isso para prestar algum auxílio, como esse mesmo que você está prestando. Acho que aproveitar o tempo livre, ver aulas, fazer cursos e focar em um novo idioma seria realmente muito bom, sem falar em pesquisar sobre as faculdades e graduações para ter mais firmeza na hora de tomar essa decisão tão importante!

  10. 21 Primaveras

    17 de janeiro de 2017

    Adorei as dicas, e realmente quando me formei na escola fiquei meio louca porque a pressão redobrou! Fui pesquisando sobre os cursos, materias e olha me impressionei com a quantidade de cursos que existe por ai, adorei as suas dicas, para quem está formando são maravilhosas!
    Sucesso minha linda.

  11. Thaís Pietrobon

    17 de janeiro de 2017

    Ju, que ideia incrível de post! Hoje em dia a gente vê os adolescentes tão pilhados pra sair da escola e já entrar numa faculdade, que muita das vezes eles nem pensam no que fazer, caso não consigam esse objetivo. Suas dicas foram preciosas, e se hoje em dia eu pudesse escolher, com certeza teria me dado uma pausa antes de ingressa diretamente na faculdade. Beijossss

  12. Mari Caixeta

    17 de janeiro de 2017

    Adorei suas dicas, ajuda muito quem está perdido procurando uma direção. Quando terminei a escola pensei que ia surtar achando que eu tinha que fazer faculdade, quando me acalmei tracei minha rota, fiz SENAI e hoje, 7 anos após terminar o colegio sou eletricista e engenheira civil, tudo tem sua hora, tudo tem seu tempo.
    Beijoos Mari

  13. Lah :3

    17 de janeiro de 2017

    Oiee ju, que post mais incrível, dicas maravincriveis e muito uteis. Estou começando meu ensino médio esse ano mas minha mente já está pensando em vestibular, enem e começar a me preparar, afinal medicina não é fácil.
    Sou a louca do vídeo aula tudo eu apelo para o youtube ou cursos online, sem duvidas irei atrás deles na época.
    Ah intercambio! meu sonho, queria muito terminar meu ensino médio em escola americana mas como sei que isso é um pouco mais distante quero pelo menos fazer meu intercambio, acho tão incrível.

    Beijinhos e muito sucesso

  14. Nathália

    17 de janeiro de 2017

    Uau arrasou, eu vou indicar seu post para muita galerinha que está se sentindo perdida kkkk
    Beijos