Uncategorized
29 de julho de 2015

Sinopse: O que você faria se pudesse voltar no tempo?
Será que, ao fazer escolhas diferentes, você conseguiria mudar sua vida para melhor?
Anita tem 30 anos, e sua vida é muito diferente do que ela sonhou para si. Um dia, ao reencontrar seu primeiro blog, escrito quando tinha 15 anos, algo inusitado acontece, e tudo ao seu redor se transforma de repente. Com cabeça de adulto e corpo de adolescente, ela se vê novamente vivendo as aventuras de uma das épocas mais intensas da vida de qualquer pessoa: o ensino médio. Ao procurar modificar acontecimentos, ela começa a perceber que as consequências de suas atitudes nem sempre são como ela imagina, o que pode ser bem complicado. Em meio a amores impossíveis, amizades desfeitas e atritos familiares, Anita tentará escrever seu próprio final feliz em uma página misteriosa na internet.

“Esfreguei meus olhos sem acreditar no que estava vendo e, ao me levantar da cama, notei um reflexo no espelho. Era eu. Aquela no espelho era eu… Com 15 anos!” (p. 35).

Fala galera, tudo certo?
Estou aqui com mais uma resenha literária para vocês! Dessa vez, a obra selecionada foi “De volta aos quinze“, da blogueira Bruna Vieira, livro que eu comprei quando estava na promoção e acabei lendo mais rápido do que eu pensava (eu acabei o livro no sábado às 21:40 exatamente e estou escrevendo essa resenha).

“É impressionante como nossa vida se transforma em uma grande obrigação quando não temos quem a gente ama por perto” (p. 135).

A narrativa em primeira pessoa é da personagem Anita, uma adulta de 30 anos que tem a vida que não queria ter e é apaixonada pelo melhor amigo. Após um casamento, sua amiga de escola, Helena, encaminha o e-mail contendo o link do seu blog que escrevia aos quinze anos. Ao ler a primeira postagem e dormir, Anita de repente se vê com quinze anos novamente, porém com a mentalidade de uma mulher de 30 anos.
Com a vida desajeitada, ela acaba conhecendo a namorada de seu melhor amigo (e atual paixão), o Henrique. Com o baque de que ele vai se mudar para Paris para mudar com Bianca, Anita fica com ciúmes e decide voltar no tempo para fazer com que Henrique se apaixone por ela, indo conhecê-lo em sua cidade natal.
Porém, Anita aprende na marra o famoso efeito borboleta, vendo que ela e Henrique viraram apenas conhecidos e que ele, agora, é professor em Paris. E agora? Será que o destino vai ajudá-los ou as voltas no tempo de Anita fizeram com que tudo mude?
A obra me impressionou positivamente. Eu achei que seria mais um clichê romântico que não atrai ninguém e realmente é um clichê, mas um clichê que vai te prender do início ao fim. A escrita da Bruna é fantástica e te faz viajar nas palavras e no enredo da história e, aos poucos, este mesmo enredo toma conta de seu coração. Já estava acostumada com as crônicas dela dos livros Depois dos Quinze e A Menina que Colecionava Borboletas, mas De volta aos Quinze, seu primeiro romance, é um livro que merece (e muito!) ser lido.

“De quanto tempo você precisa para não precisar de mais tempo algum?” (p. 219)
Comentários Facebook
Juki

Graduanda em letras e canceriana de 22 anos na identidade, mesmo com cara de 17. Apaixonada por games, música e literatura, viciada em animes e mangás e louca por chocolate.

Deixe sua opinião

Seu email não será publicado.



*

  1. Mariana Paiva

    29 de julho de 2015

    Eu AMO a Bruna ♥
    haha esse livro é perfeito
    Blog | FanPage | Instagram | YouTube 

  2. Silvana Sartori

    30 de julho de 2015

    Olha eu ainda não li nada da Bruna Vieira.
    O único livro dela que tenho na estante é aquele DEPOIS DOS 15 e até agora eu nem fiz a leitura, porque não me parece ser uma história, mas apenas alguns pensamentos dela. Mas esse é uma história mesmo né? Eu fiquei interessada só de ler a sua resenha e espero poder adquirir assim que puder, pois estou precisando conhecer algo dela. Mas quero história msm. hehehehe

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/07/resenha-costureira.html

  3. Silvana Sartori

    30 de julho de 2015

    Olha eu ainda não li nada da Bruna Vieira.
    O único livro dela que tenho na estante é aquele DEPOIS DOS 15 e até agora eu nem fiz a leitura, porque não me parece ser uma história, mas apenas alguns pensamentos dela. Mas esse é uma história mesmo né? Eu fiquei interessada só de ler a sua resenha e espero poder adquirir assim que puder, pois estou precisando conhecer algo dela. Mas quero história msm. hehehehe

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/07/resenha-costureira.html

  4. Silvana Sartori

    30 de julho de 2015

    .

  5. Silvana Sartori

    30 de julho de 2015

    .

  6. Ju Souza

    30 de julho de 2015

    Olá!!!

    Nunca li nada da Bruna, os livros dela não chamaram a minha atenção. Mas depois de sua resenha fique tentada a ler esse livro. Espero conseguir fazer essa leitura em breve.
    Bjus e parabéns pela resenha esta ótima.
    Juh – Surtos da Juleka

  7. Dryh Meira

    31 de julho de 2015

    Oiee ^^
    Só li o primeiro livro da Bruna, e tenho curiosidade de ler esse, mas prefiro histórias onde os personagens têm até vinte e cinco anos…haha' me identifico mais, sabe? Quem sabe um dia…
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

  8. Amanda Raupp

    31 de julho de 2015

    Oii Juliana!

    Infelizmente nunca li nada da Bruna. Todos falam super bem da escrita dela ( inclusive você ), mas nunca tive a oportunidade de ler :/ Espero muito ler os livros dela logo 🙂
    Parabéns pela resenha ^^

    Beijos, Amanda
    http://www.vicio-de-leitura.com

  9. Arlequina Books

    1 de agosto de 2015

    Oii, Juliana! Primeiramente, conheci seu blog agora, e gostei muito. Bem, até hoje nunca li esse livro, mas pela tua resenha parece ser super legal. Não vejo o momento de ter a oportunidade!
    Beeijos.
    arlequinabooks.blogspot.com

  10. Vitória Zavattieri

    1 de agosto de 2015

    Oii,
    Todo mundo fala TÃO bem desse livro que eu tenho que colocar logo na minha lista de prioridades.
    Vivi
    Corujas de Biblioteca

  11. Giovana Soares

    1 de agosto de 2015

    Oii, tudo bem?
    Eu ainda não li nada da Bruna mas varias pessoas falam muito bem, eu espero sinceramente ter a oportunidade de conferir esse livro.

  12. Sarah Marques

    3 de agosto de 2015

    Oie, tudo bom?
    Eu ainda não li nada da Bru, apesar de gostar bastante dos textos dela e dos textos das colabs do blog dela! Queria comprar aquele de crônicas, o primeiro, mas ainda não comprei. Acho que me chama mais atenção do que esse, que é uma histórinha de verdade mas que não sou muito apegada, me lembra muito aquele filme, sabe? Mas realmente, ela escreve super bem!
    Beijão
    http://www.sarahmarques.com.br/

  13. Ana Carolina Ribeiro

    4 de agosto de 2015

    Olá!
    Me interessei bastante pelo livro
    Imagina acordar e ter 15 mas com mente de 30 nossa deve ser demais rsrs
    Adoro clichês então não será um problema pra mim
    Amei sua resenha

  14. Fernanda Bizerra

    6 de agosto de 2015

    Oiee.

    Já li um livro da autora e como não foi uma ótima experiencia, vou passando os outros livros dela.

    Beijos
    http://www.amorliterariooriginal.blogspot.com.br

  15. Aline Lima

    7 de agosto de 2015

    Oii,
    Confesso que não é muito meu estilo não. Essa pega YA não funciona muito para mim, mas o pessoal costuma gostar bastante. A Capa é fofa.

    Beijos
    Aline Lima
    Sempre Nerd (http://alinenerd.blogspot.com.br/)

  16. Thais Maia – Notinhas de Rodapé

    13 de agosto de 2015

    Oi Juliana,
    gosto muito da Bruna Vieira blogueira, porém ainda não li nenhum de seus livros. Na verdade nem sei por qual começar kkk.
    Só sei que irei ler todos 😉
    bjs