Uncategorized
25 de outubro de 2015
Fala galera, tudo certo? Saudades do Fala Juliana? Sim, ele está de volta!
E para comemorar a sua volta, vou falar sobre um tema que preocupa muita gente desde o início do Ensino Médio ou pessoas que querem entrar em uma universidade, que é o famoso ENEM, o Exame Nacional do Ensino Médio. Com ele você pode usar a nota para uma faculdade de sua escolha, solicitar uma bolsa de estudo (quando eu tentei tinha essa opção, mas não sei se continua) ou tirar o seu diploma de Ensino Médio.
Ok, mas vamos a parte que descabela: escolha da universidade.
Com a nota do ENEM, você pode se inscrever em uma universidade no curso que deseja e, como qualquer vestibular é extremamente concorrido, pessoas recorrem a cursinhos, estudam dia e noite e fazem a prova. Mas quer saber de uma coisa? Quando eu fiz ENEM, eu fui terrível. Não conseguia entrar em nenhuma faculdade.
Porém, uma coisa que eu digo para vocês: o ENEM não está ligado ao resto da sua vida!
Eu fui um desastre nessa prova, mas tentei o vestibular para o CEFET-MG por reservar uma maior quantidade de vagas para ampla concorrência (vestibular da própria instituição) e acabei sendo aprovada no curso.
Assim como o CEFET, existem muitas faculdades que reservam uma quantidade de vagas para os ingressos pelo vestibular próprio e, caso você não esteja confiante em sua nota, tente pela ampla concorrência. E se não passar em nenhum vestibular agora, não descabelais! Daqui a seis meses você tenta de novo. E de novo e de novo, até conseguir. A única coisa que não é permitido é você desanimar e desistir 😀
Comentários Facebook
Juki

Graduanda em letras e canceriana de 22 anos na identidade, mesmo com cara de 17. Apaixonada por games, música e literatura, viciada em animes e mangás e louca por chocolate.

Deixe sua opinião

Seu email não será publicado.



*

  1. Emanuelle Rodrigues

    25 de outubro de 2015

    Eu ia fazer a prova do ENEM esse ano, mas senti que deveria me preparar um pouco mais, estou no Primeiro ano do EM , Mas ano que vem eu com certeza irei fazer, e me preparar bem!

    Amei o post.
    Beijoooos,
    http://www.quasedelicadaa.blogspot.com

    • Juliana Piquerotti

      29 de outubro de 2015

      Olá!
      Eu fiz o ENEM só no dia da prova, mas conheço muita gente que tentou no decorrer dos anos. Espero que você se dê bem 😀

  2. Dryh Meira

    25 de outubro de 2015

    Oiee ^^
    A pressão aqui está grande…haha' cidade pequena e tals, vejo o povo do 3º médio surtando cada vez mais, e imagino se eu me sentirei assim. Provavelmente, não. Sei que nem sempre a gente consegue na primeira vez, e que muita gente pega a primeira faculdade que aparece, mas não quero ser assim. Tenho uma em mente, e, se eu não conseguir a bolsa de primeira, vou continuar tentando, porque, como você disse, não é permitido desistir 🙂
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    • Juliana Piquerotti

      29 de outubro de 2015

      Olá!
      O meu caso de pressão era por conta da família grande, mas fiz a prova e acabei não tendo uma nota muito boa. Aí já viu como que é o "ai sabia" e tudo mais. Mas para a surpresa de todos (e minha) acabei fazendo um curso escolhido por minha mãe, gostei, e estou quase formando. Só não desiste ;D